Zara não é uma arquiteta no sentido estrito, ou seja, não é apenas arquiteta, pintora e designer, frequenta com grande desenvoltura âmbitos disciplinares muitos diversos.
Sendo assim, a sua obra toma forma num contexto cultural amplo e heterogêneo em que se mescla as raízes do mundo árabe com as abstrações dos artistas suprematistas,
o rigor da Bauhaus com as sugestões do informal e do pop, e por fim a adesão ao modernismo com a energia relacionada aos conceitos matemáticos de campo e fluxo.
Cronologia
1950- Nasce em Bagdá, Iraque;
1971- Forma-se em matemática na Universidade Americana de Beirute;
1972 – Inicia seus estudos em Londres;
1978 – Torna-se docente na Architectural Association e , nos anos seguintes, prossegue a sua atividade acadêmica em diversas instituições universitárias na Inglaterra e nos EUA;
1979- Inicia suas atividades profissionais com o projeto do apartamento 59 da Eaton Place, em Londres.
Algumas Obras:
Corpo de bombeiros de Vitra – Weil am Rhein, Alemanha, 1991-3
A ideia básica do projeto é introduzir, ao longo da estrada que delineia as margens da área, uma cunha de formas dinâmicas:
Assim o novo volume, pela forma estreita e alongada que remete aos motivos lineares dos campos agrícolas adjacentes, é pensado como se fosse o ângulo mais externo da paisagem.
Terminal Multimodal Hoenheim Nord – Estrasburgo, França, 1999-2001
Uma obra que desenha uma paisagem urbana inteiramente nova, relacionada ao aspecto do trânsito e circulação. A ideia formal que inspirou o projeto é a superposição de campos e eixos que, entrelaçando-se no espaço,
determinam um local sempre mutável, marcado pela passagem continua de veículos, trens , bicicletas e pedestres.
Trampolim de Salto no Monte Bergisel – Innsbruck, Áustria, 1999-2002
Constitui um marco importante na paisagem montanhesa que circunda Innsbruck.
Pois o projeto se insere no plano de requalificação da área olímpica e é o resultado de um concurso internacional para substituição da instalação antiga, que não mais atendia aos padrões internacionais.
Assim, a nova estrutura desempenha em seu interior , diversas funções: instalações esportivas especializadas aos espaços públicos, lazer e terraço panorâmico.
Referências: Link nas imagens e Coleção Folha Grandes Arquitetos.
Pingback: O Desconstrutivismo -