Steven Holl

Seu sucesso se deve, sobretudo,  à capacidade de saber integrar, mediar e reconfigurar divergências aparentemente inconciliáveis.
O entrelaçamento é a principal estratégia de Holl, operando assim,  entre condições opostas, entre abstração e figuração, entre conceito e presença física, forma estereométrica e forma orgânica.
Assim, Holl representa hoje um ponto de referência para aqueles que não cedem à hipótese de uma arquitetura de pura exibição estética, plástica e visual.

É portanto, uma das poucas hipóteses humanistas em circulação, mas uma das mais bem – sucedidas.

Cronologia

1947 – Nasce em Brementon,, Washington, EUA;
1971 – Gradua- se em arquitetura na universidade de Washington;
1976- Especializa- se na Architectural Associativo de Londres. Estabelece-se em Nova York, onde abre o estúdio Steven Hool Srchitects;
1985- Recebe o AIA New York Charter Award, prêmio que conquistará em diversas outras ocasiões;
1989- Sai a primeira coletânea de seus projetos;
1986- sai a segunda coletânea de seus projetos;
2000- Sai a terceira coletânea crítica de seus projetos.

Algumas obras:

 

Kiasma, museu de arte contemporânea – Em Helsinque, Finlândia, 1992-8

A forma do museu é inspirada na dupla hélice do DNA e no conceito de entrelaçamento através de dois eixos deduzidos do contexto urbano.

Capela de santo Inácio em Seattle, EUA, 1994-7

A estrutura em planta consiste em dois quadrados, posicionados lado a lado, que realizam uma implantação processional destinada ao rito dos jesuítas: depois de entrar no pátio e contornar a piscina, é possivel acessar a capela, onde , após passar pelo átrio e pelo batistério , se atinge a sala cerimonial.

Esta última está disposta perpendicularmente ao eixo principal, com o altar localizado na parede a leste.

 

Casa Y  – Em Catskill Mountains, EUA, 1997-9

Nesta casa, Holl segue a cartilha das casas de madeira típicas da Costa Leste dos EUA no século 19, com a figura em Y que,

embora de maneira subjacente, aparece com frequência no portfólio do arquiteto.
O Y é pensado como figura adequada para se abrir em direção à paisagem.

 

Escola de arte e de história da arte, Universidade de Iowa, Iowa City, 1999-2006

A nova escola de arte e de história da Arte pretende ser um “ instrumento sem forma” , ou então um objeto arquitetônico híbrido capaz de relacionar entre si o velho corpo de fábrica de tijolo, a lagoa, rochedos de granito e a cidade.

 

Linked Hybrid – Em Pequim, china , 2003-8


Esse edifício, juntamente com outros dois, representaram a China nas olimpíadas de 2008
O complexo está situado próximo aos muros da cidade velha de Pequim e hospeda cerca de 700 apartamentos em um total de 200mil M2.

O critério é de oferecer à clientela 700 unidades habitacionais variadas em corre, disposição e caráter, mas dependentes da lógica de um grande complexo unitário.

Referências: Link nas imagens e Coleção Folha Grandes Arquitetos.

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