Só é possível se dar conta da variedade e complexidade dos projetos de Rafael,
construídos ou não, ao longo de 40 anos de profissão e de uma incansável dedicação à obra de pesquisador e estudioso, quando se percorre, portanto, toda a sua produção.
Trata-se , hoje de 130 projetos, dos quais 80 construídos em vários países, sem contar, além disso, sua atividade academia em Harvard.
“ Para mim não interessa saber antecipadamente o que farei no trabalho seguinte.
Em vez disso, procuro deixar me à vontade diante da folha que tenho sobre a mesa.
Esse não estar preparado, esse poder de se esquivar daquilo que se deve fazer continua sendo a prerrogativa mais fascinante deste ofício.
Essa diversidade da arquitetura ou seja, a variedade que nasce da diferença das situações em que vai atuar é o que procuro celebrar com meu trabalho”.
Cronologia
1937 – Nasce em 9 de maio em Tudela, Espanha;
1961- Obtêm o diploma de arquitetura na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri;
1965- Inicia sua atividade profissional em Madri;
1966- Inicia as atividades docentes.
Algumas Obras:
Museu Nacional de Arte Romana – Em Mérida, Espanha, 1980-5º museu
Aparece como uma espécie de antecipação do surpreendente espetáculo criado pelo conjunto das ruínas locais.
O edifício, cuja fachada dá para a rua José Ramon Melida, parece como uma série de contrafortes que, na estrutura sem ornamentos, tornam evidente um dos princípios em que se fundação a arquitetura romana, a solidez das construções.
Kursaal – San Sebastian, Espanha 1990-9
O projeto voltou- se a não construir um edifício que destruísse a presença do rio Urumea,
pois a foz do rio deveria permanecer visível.
Assim, o auditório e a sala de convenções foram interpretados como duas gigantescas rochas na foz do Urumea,
fazendo parte da paisagem.
Catedral of ouro Lady of the Angels – Los Angeles, EUA, 1996-2002
A luz refletida nas capelas, captada pelas grandes janelas, dirige para os deambulatórios que conduzem à nave uma luz não muito diferente daquela que se encontra nas igrejas românticas.
Por outro lado, a luz, filtrada pelo alabastro, cria uma atmosfera luminosa, difusa e envolvente, na qual os elementos construídos flutuam, proporcionando uma experiência espacial parecida com as que se encontra em igrejas bizantinas
A cruz de vidro que domina do alto a abside faz com que se compreenda a luz como metáfora mística da presença de Deus.
Biblioteca do campus de Arenberg – Leuven, Bélgica, 1997-2002
Desde o princípio Rafael quis manter a escala e o caráter do local fazendo do minúsculo claustro o núcleo central da nova biblioteca. Temos assim, um edifício baixo e não mimético que contem o claustro, cuja construção levou à descoberta de um espaço novo e inesperado: um pátio coberto se instalava ao lado das celas dos frades e dos muros das antigas dependências do mosteiro, fazendo contraponto à clausura.
A orgânica geometria da nova construção dá força e visa ao austero convento, oferendo assim um amigável gesto de boas vindas no pátio de entrada ao qual se chega tanto pela colina quanto pela estrada.
Referências: Link nas imagens e Coleção Folha Grandes Arquitetos.