Mies Van der Rohe

Para Mies, a forma, compreendida como configuração do edifício, não é o ponto de partida nem a condicionante do procedimento construtivo;

pelo contrário, é apenas seu resultado final, uma consequência de um processo de transformação.

Portanto, a forma é a manifestação última, concreta e visível de um procedimento de compreensão e transformação da realidade

 

Cronologia

1886  – Nasce em 27 de março em Aachen, Alemanha;

1906  – Trabalhou no estúdio de Bruno Paul;

1913 – Abre um estúdio próprio em Berlim;

Algumas Obras:

Casa Werner – Berlin- Zehlendorf, Alemanha , 1912-3

A casa se insere em uma primeira fase de pesquisa em que Mies se confronta com a tradição arquitetônica alemã. De um lado, ele experimenta e supera as linguagens schinkelianas; de outro, assume os cânones de uma tradição da arquitetura doméstica alemã dos séculos XVIII e XIX, marcada pela extrema sobriedade estilística e por uma lógica ditada pelas razões do habitar.

Casa Farnsworth – Plano, EUA, 1945-51

O pequeno edifício concentra, em sua simplicidade aparente, muitos elementos-chave da pesquisa de Mies. Antes de mais nada, destaca-se a vontade de construir um solo para a própria arquitetura, de instituir uma ordem artificial como fundamento.

Por um lado, isso estabelece uma relação correta com o lugar;

por outro, resulta numa ação construtiva consequente. A realização de duas lajes suspensas, um terraço descoberto que dá acesso à habitação, conecta, através de duas escadas, o terreno ao piso da casa, apoiado, assim como a cobertura, por oito pilares em H.

Nova Galeria Nacional – Berlim, Alemanha, 1962-8

A construção, feita de granito cinza, consiste em uma base, um solo artificial sobre o qual o edifício é estabelecido e que se relaciona com os restos da cidade existente.

Além disso, a base é também um volume semissoterrado, um espaço destinado às coleções permanentes que, graças a um grande vitral, se coloca em continuidade com um espaço a céu aberto.

Esse espaço, igualmente rebaixado, abriga um jardim murado e ornamentado com esculturas.

 

Referências: Link nas imagens e Coleção Folha Grandes Arquitetos.

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