As obras de Dominique parecem possuir o dom do imediatismo, que permite assim, uma fácil compreensão e uma simples apropriação.
Ele manifesta seu pensamento no ato da construção, sua obra, sobretudo, atrelada a uma forma minimalista,
permite colher todas as facetas de uma arquitetura que é, entretanto apenas um aspecto de uma forma mais
complexa .
O arquiteto francês se tornou famoso nos anos 1990 com projetos grandiosos como o do hotel Industrial Berlier, em Paris, e o Velódromo de Berlim. Em suas obras, cheias de formas assimétricas, apresenta uma longa pesquisa com o uso de materiais como aço e vidro
Cronologia:
1953 – Nasceu em clermont-ferrand, França;
1978 – Forma- se em Arquitetura em École Nationale Supérieure dês Beaux- Artes, Paris;
1979- Obtém o diploma de estudos superiores em Urbanismo na École Nationale Des Ponts Et Chaussées, Paris;
1989- Conclui o doutorado em História e Ciências Sociais École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris;
1981- Abre a Agence Dominique Perrault, em Paris.
Principais Obras:
Hotel Industrial Jean -Baptiste Berlier, Em Paris, França, 1988-90
Primeiro edifício de grandes dimensões realizado por Perrault na capital francesa.
Uma tipologia de prédio híbrido, dotado de espaços flexíveis , algo entre bloco de escritórios e o complexo produtivo.
Assim, o prédio, fruto de uma extrema simplificação formal, apresenta-se como um prisma de vidro sem hierarquia de planos ou de fachadas, que se eleva em dez pavimentos, denunciando sobretudo uma estética industrial e uma presença perene com relação ao caráter periférico da metrópole.
Velódromo e piscina olímpicos -Em Berlim, Alemanha, 1993-9
Construído para os jogos olímpicos de 2000. Perrault venceu o concurso da cidade com um projeto que propõe um grande espaço verde no qual as duas estruturas olímpicas – um velódromo, e uma piscina- literalmente desapareciam no subsolo, totalizando assim 54 mil M2.
Fábrica Aplix – Em Lê Cellier-sur-loire , França, 1997-9
Este é o edifício que melhor representa o pensamento de Perrault no que tange à criação de um grande objeto arquitetônica na paisagem. Fruto de um projeto global que prevê a sistematização paisagística de área circundante, o prédio é, portanto, uma resposta às condições de flexibilidade solicitadas pela produção industrial.
Centro olímpico de tênis – em Madri, Espanha, 2002-9
Este projeto foi o vencedor do concurso internacional destinado as olimpíadas de 2016.
O centro se apresenta como uma “ caixa mágica” que demonstra de modo enfático sua presença na paisagem.
Assim, dentro do complexo encontram espaço três quadras de tênis para 20mil espectadores, além de estrutura para treinamento, sala de imprensa e numerosas áreas comuns e de serviços.
Ademais, há outras 16 quadras do lado de fora .
O prédio é capaz de mudar de acordo com os eventos que recebe, capaz de transformar seu até em relação à paisagem natural que o envolve.
Teatro Nô – em Tokamachi, Japão, 2005-6
O pavilhão teatral surge na água dentro do parque do rio Kaino.
Apresenta-se como uma plataforma de madeira e uma cobertura metaliza, resultando em uma estrutura simples que imerge a obra em seu contexto natural.
Referências: link nas imagens e Coleção Folha Grandes Arquitetos