Progressão:
O processo projetual, de fato, é representado por uma progressão, que tem como ponto inicial um problema.
Esta progressão é formada por etapas que começa com um decréscimo do teor de incerteza, passando por uma definição crescente, chegando a uma solução.
Mas a progressão não é verdadeiramente um modelo, e pode variar de pessoa para pessoa, maneiras diferentes em situações diferentes.
É muito importante que o projetista apresente de forma clara o trabalho em andamento, para uma boa compreensão do cliente, para que esse decida se a ideia continuará sendo usada ou se irão explorar outras possibilidades.
Comunicação:
É de extrema importância que o arquiteto e o cliente tenham uma boa e frequente comunicação, assim o cliente fica a par de todas as possíveis limitações que possa haver no desenvolvimento da tarefa, pois não interessa ao projetista continuar com uma ideia inicial sem contar com a aprovação do cliente.
Essa comunicação caracteriza as etapas do processo projetual que são: os estudos preliminares, o anteprojeto e o projeto definitivo.
As Etapas:
ESTUDOS PRELIMINARES: É o estágio inicial do processo projetual, onde se analisa o problema e determina a viabilidade de um projeto. Levam-se em consideração características do terreno, eventuais limitações, é apenas um começo para a solução do problema.
ANTEPROJETO: É onde o arquiteto esboça as primeiras ideias e linhas (croqui) de um projeto, representa a solução geral de um problema, concepção estrutural e das instalações. É também, dada mais atenção à escala, tendo assim uma posição mais precisa dos componentes. Além disso, é nessa etapa que se passa a ideia para o papel.
PROJETO DEFINITIVO: É a proposta conclusiva da solução do problema, constituída de desenhos, plantas, cortes, elevações, esquemas, memoriais, especificações, etc.
O anteprojeto é a necessidade de compreensão e aprovação da idéia, via de regra, é a imagem que o projetista concebeu para o problema.
Quanto ao projeto definitivo é a execução propriamente dita, é o que possibilita a obra.
Variações na seqüência projetual:
As variações se dão em uma das 3 fases que poderá se encontrar englobada em outra. Sendo que o estudo preliminar e o anteprojeto podem se desenvolver ao mesmo tempo, isso pode ocorrer quando as variáveis referentes à concepção construtiva e estrutural, por exemplo, forem de imediata definição.
O processo projetual é um meio para se chegar à realização da obra.